Facilite sua navegação

Blog

Conhecimento: riqueza inalienável

Conhecimento: riqueza inalienável

Publicado, Janguiê Diniz Quarta, 11 de Agosto de 2021

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Uma coisa tenho defendido durante minha vida e nada me faz pensar de forma diferente: o conhecimento é um dos maiores bens que alguém pode adquirir na vida e um dos únicos que jamais poderá ser tirado ou roubado – no máximo, esquecido, quando não se estimula. Assim sendo, o conhecimento deve ser sempre alvo e meta de quem pretende se desenvolver e alcançar um patamar melhor de vida.

Em verdade, o conhecimento é considerado uma das principais riquezas existentes no mundo moderno, já que é o combustível que move a raça humana. Hoje, chega a ser mesmo instrumento de poder, considerado muitas vezes mais valioso do que bens materiais. Uma vida bem-sucedida e plena deve ter como base um conhecimento apurado e bem aplicado. E não há outra saída: sem o saber adequado, torna-se impossível ter sucesso pleno na vida. Uma notícia boa – se analisada do ponto de vista correto – é que o conhecimento é o tipo de riqueza que não depende de nada além da própria dedicação do indivíduo. Ninguém colocará conhecimento na sua mente se você não o buscar ou não estiver aberto a recebê-lo.

Importa ressaltar, no entanto, que a verdadeira riqueza da informação e do conhecimento se revela quando associada à sabedoria. Enquanto o conhecimento pode ser definido como a informação que é apreendida, analisada, compreendida, interpretada, depurada e incorporada à bagagem do indivíduo; a sabedoria é “o conhecimento submetido ao julgo dos valores e crenças”, como definiu Roberto Recinella – por exemplo, honestidade, ética, integridade, caráter, moral etc. Neste cenário, a sabedoria vai além de acumular conhecimento. Trata-se de internalizar a essência do que importa ser aprendido e usar isto em benefício do crescimento próprio e da sociedade em que se está inserido.

Conhecimento e sabedoria, na verdade, devem caminhar juntos. Para se ter uma vida alegre e produtivas, é essencial que esses dois elementos atuem em conjunto. O conhecimento ganha nova utilidade a partir do ponto em que é orientado pela sabedoria. Ademais, a sabedoria também ensina que o conhecimento deve ser partilhado, para que, como um “vírus do bem”, possa se espalhar e contaminar mentes e vidas por toda parte.

Viver de verdade é viver com um propósito
Publicado, Janguiê Diniz Segunda, 27 de Setembro de 2021
Fazendo as escolhas certas
Publicado, Janguiê Diniz Sexta, 10 de Setembro de 2021
Siga meu instagram
Fale no WhatsApp