Facilite sua navegação
Minha História

Da infância pobre e rural em pequenas cidades do interior que, na época, sequer apareciam no mapa do país, vieram a vontade incansável de vencer na vida. “Apenas através da educação é que o Brasil dará o salto em desenvolvimento”, esta é a frase inspiradora de Janguiê Diniz, empreendedor que figurou na lista da Forbes, mestre e doutor em Direito e fundador do grupo Ser Educacional, o maior grupo de educação do Norte e Nordeste e um dos maiores do país, além de fundador e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo.

José Janguiê Bezerra Diniz nasceu no distrito de Santana dos Garrotes, na Paraíba. Aos seis anos, sua família deixou o Sertão paraibano e seguiu para o município de Naviraí, no Mato Grosso do Sul. Aos 8 anos, montou seu primeiro “empreendimento”: uma caixa de engraxate. Pouco depois, trocou a graxa nos sapatos pela venda de laranjas, depois de picolés de porta em porta. Até que seus pais decidiram mais uma vez mudar de região. Seguiram para Pimenta Bueno, em Rondônia. Quando terminou o Ensino Fundamental, aos 14 anos, Janguiê se deparou com uma encruzilhada: não havia Ensino Médio em Pimenta Bueno e, para continuar estudando, seguiu para o Recife, onde procuraria um tio que nunca conhecera, mas que logo se tornaria um segundo pai. Ganhou um emprego como datilógrafo e um lugar para morar.

A trajetória de vida de Janguiê foi baseada na educação. Trabalhava de dia e estudava à noite. Prestou vestibular para Direito em 1983 e foi aprovado na UFPE. A experiência no escritório de advocacia do tio fez com que, ainda no 4º ano do curso, já tivesse montado uma empresa de cobranças com 30 funcionários. Em 1992, tornou-se, por concurso público, juiz federal do Trabalho do TRT 6ª Região. Nesta época, já havia se formado em Letras na Unicap e era professor na Faculdade de Direito de Olinda. Em 1993, para não ter que ir morar no interior, resolveu pedir exoneração do cargo de juiz do Trabalho, vindo a passar no concurso público para procurador do Trabalho do Ministério Público da União e no de professor efetivo da Faculdade de Direito do Recife, da UFPE.

Em 1994, fundou o Bureau Jurídico, um dos cursos preparatórios para concursos públicos de maior sucesso na região e que obteve altos índices de aprovação, atraindo alunos de todo o país. No mesmo ano, convidando grandes nomes do país e do mundo como palestrantes, começou a investir na realização de congressos nacionais e internacionais na área jurídica, chegando a reunir num único evento, mais de 7 mil participantes. Em 1998, fundou o BJ Colégio e Curso, atualmente Escola Conecta, que oferece turmas da Educação Infantil ao Pré-Vestibular.

Em 2003, criou, no Recife, a Faculdade Maurício de Nassau, hoje UNINASSAU, mantida pelo grupo Ser Educacional. Hoje, o Grupo é um dos maiores do Brasil, atendendo mais de 190 mil alunos em mais de 60 unidades distribuídas por todos os estados da Federação, contando com mais de 11 mil colaboradores. O Grupo inclui as marcas UNINASSAU, UNINABUCO, UNAMA, UNG, UNIVERITAS e UNINORTE.

Mais recentemente, em 2019, Janguiê Diniz fundou, junto com mais 33 grandes empreendedores nacionais, o Instituto Êxito de Empreendedorismo, que atua levando educação empreendedora a jovens brasileiros. Hoje já são mais de 400 sócios que compactuam do propósito de fazer do empreendedorismo a turbina para alavancar vidas e histórias. Sem fins lucrativos, seu principal plano de ação está em oferecer uma plataforma online de cursos gratuitos, além de diversas ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo. Mais informações no site: www.institutoexito.com.br.

Janguiê Diniz já tem 24 livros publicados, entre eles sua autobiografia, intitulada “Transformando sonhos em realidade – a trajetória do ex-engraxate que chegou à lista da Forbes”, “Inovação em uma sociedade disruptiva”, “Fábrica de Vencedores – Aprendendo a ser um gigante”, “Passos para o Sucesso”, “A Arte de Empreender”, “Axiomas da Prosperidade” e “Inovação em uma sociedade disruptiva”.

Siga meu instagram
Fale no WhatsApp