Eleição e temas morais

Eleição e temas morais

Por: Janguiê Diniz
29 de Abr de 2014

 Lemos, em variados meios de comunicação, que as opiniões de Eduardo Campos ganharam espaço na mídia em razão da ausência de propostas por parte dos competidores na disputa presidencial.

 

Homens públicos precisam ser transparentes. Homens públicos precisam se posicionar. O ex-governador Eduardo Campos foi transparente e se posicionou, sem titubear, diante de dois temas considerados polêmicos e, por vezes, evitados em debates eleitorais. É possível que Eduardo tenha respondido com base em pesquisas de opinião pública. Entretanto, observamos que as respostas do presidenciável foram instintivas. Portanto, sinceras.

Eduardo Campos pode, obviamente, ter perdido eleitores nas classes A e B, já que é possível que neste universo eleitoral existam eleitores favoráveis ao aborto por motivos diversos. Por outro lado, ele pode ter conquistado admiradores tanto nestas quanto em outras classes, tudo em razão do seu posicionamento firme e transparente.

Quanto ao tema redução da idade penal, variados institutos de pesquisas já mostraram que grande parte do eleitorado brasileiro é favorável à redução. Neste caso, a hipótese que surge é que o presidenciável do PSB também perdeu eleitores em razão da resposta ofertada. Entretanto, voltamos a afirmar: Eduardo Campos pode ter conquistado eleitores em razão do seu firme posicionamento.

Candidatos à presidência da República precisam responder à perguntas inconvenientes durante a campanha eleitoral. Temas polêmicos e que dividem a opinião da população estarão sempre em debate. A principal diferença é que, se a indagação for feita num momento em que o candidato está em franco crescimento, qualquer resposta que gere polêmica poderá impedi-lo de crescer.

Baseado nesta teoria, consideramos, portanto, que ao se posicionar sobre a redução da idade penal e o aborto antes dos grandes debates eleitorais que devem surgir até a data das eleições, Eduardo Campos se livrou de futuras polêmicas e suas respostas não serão mais surpreendentes, caso os temas sejam abordados pela mídia.

A presença de temas morais na disputa eleitoral não é novidade, no entanto, esse temas caracterizam-se como uma armadilha. E não como ausência de propostas. Qualquer candidato sábio tende a provocar o outro competidor através de indagações que requeiram respostas polêmicas. Nestes casos, o indagado precisa ser ainda mais sábio para ofertar a melhor resposta. E qual é a melhor resposta? A sinceridade. Ela irá permitir a conquista de eleitores.

Transformando

Sonhos em Realidade

Na primeira parte da minha autobiografia, conto minha trajetória, desde a infância pobre por diversos lugares do Brasil, até a fundação do grupo Ser Educacional e sua entrada na Bolsa de Valores, o maior IPO da educação brasileira. Diversos sonhos que foram transformados em realidade.

Receba as novidades em primeira mão!