Falta de Educação Gera Corrupção

José Janguiê Bezerra Diniz nasceu em Santana dos Garrotes, na Paraíba, e cresceu em Pimenta Bueno, Rondônia. Ainda criança, foi engraxate, vendedor de laranjas e de picolés e locutor de rádio. Graduou-se em Direito pela UFPE e em Letras pela Unicap. É especialista, mestre e doutor em Direito. Foi juiz do trabalho e procurador do Ministério Público do Trabalho. Hoje, comanda um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com representações em todos os estados do país.

Inovar, no ramo empresarial, é uma forma de ver os desafios, encontrando soluções práticas, úteis e econômicas. É a capacidade de mudar um cenário, de revolucionar. Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.

A corrupção é um dos maiores problemas na atualidade e enganam-se aqueles que pensam que este é um problema ligado apenas à política. Na prática, ser corrupto é utilizar poder ou algum tipo de facilidade para conseguir vantagens que atendam aos próprios interesses ou de familiares e amigos.

O desafio educacional na era moderna se tornou outro: Formar indivíduos que aceitam desafios e sejam cada vez mais criativos. Sem dúvidas, esta não é uma tarefa fácil...

Em um mundo cada vez mais conectado, em que há milhares de dados em circulação pelo uso de dos smartphones e dos computadores, é preciso olhar para o futuro e se adaptar à evolução tecnológica. É preciso aprendizado contínuo.

Investir em educação é caro, sim. Porém os benefícios de uma sociedade educada superam, de longe, os custos e investimentos em melhorias. [...] Por várias vezes, já citei que investir em educação é a única forma de tornar o Brasil em um país desenvolvido.

É preciso enxergar uma sociedade que buscava a perfeição, que detinha a sensação de controle do mundo, da economia, da natureza e, por que não dizer, da tecnologia. Entretanto, com o passar dos anos, vimos a instabilidade econômica mundial.

Falta de Educação Gera Corrupção
Falta de Educação Gera Corrupção
Texto em coluna
Texto em linha

Sabe-se que a corrupção é parte da natureza humana e sempre existiu em todos os tempos e culturas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, afetando negativamente a efetividade das políticas públicas e o crescimento econômico. O que varia são as consequências – para o corrupto e para a sociedade em que ele vive. O único meio conhecido de vencer defeitos e falhas humanas é a educação. Educar para que haja respeito; para que nos encaremos com igualdade, fraternidade e solidariedade.

Veja os assuntos do livro.
Existe um meio muito bom para que possamos conseguir essa paz entre todos. O diálogo.
Não devemos mais permitir que cargos públicos em funções de comando deixem de servir o seu principal propósito: O bem da população.
O futuro do Brasil está na criação de uma nova consciência brasileira.
O primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso é sonhar. E para realizar os nossos sonhos é preciso muito esforço e perseverança.
A população brasileira merece viver em uma Pátria Educadora.
É preciso respeitar as escolhas do outro indivíduo, seja ela semelhante ou diferente da sua. Respeitar o próximo, independente de atitude, opinião ou crença.
É preciso saber e estar preparado para se adaptar às circunstâncias que se apresentam, abraçar novas oportunidades e olhar além do óbvio...
Entretanto, o mais importante a se saber é que nada vai mudar se a população não se unir para cobrar tais mudanças.