Inovação em uma Sociedade Disruptiva

José Janguiê Bezerra Diniz nasceu em Santana dos Garrotes, na Paraíba, e cresceu em Pimenta Bueno, Rondônia. Ainda criança, foi engraxate, vendedor de laranjas e de picolés e locutor de rádio. Graduou-se em Direito pela UFPE e em Letras pela Unicap. É especialista, mestre e doutor em Direito. Foi juiz do trabalho e procurador do Ministério Público do Trabalho. Hoje, comanda um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com representações em todos os estados do país.

Defendo e sempre defenderei que a educação é a melhor forma de desenvolvimento de um país. Se ela para, todo o resto para. Não é isso que queremos.

Todos nós somos altamente capazes de ter uma enorme quantidade de ideias. A diferença está no que você será capaz de fazer com cada uma delas. A criatividade é o primeiro passo da inovação. Afinal, ideia sem ação não gera resultados...

Viver não é uma tarefa fácil ou simples, porém é muito prazerosa. É cheia de encantos, de possibilidades e de grandes aventuras, e é justamente por isso mesmo que, quando nos deparamos com os momentos difíceis, tudo parece perder o sentido...

Os verdadeiros vencedores são pessoas que ganham e perdem sempre, pois colocam movimento na sua vida para criar e atrair oportunidades. [...] Quem nunca perdeu ou nunca aceitou uma derrota, nunca será um vencedor.

Inovação deve ser uma constante para qualquer empresa que deseja se manter acima das outras. É preciso buscar constantemente novas opções, criar, diferenciar-se. Quem permanece no mesmo lugar perde espaço para aqueles que pensam fora da caixa.

Muitos falam que é preciso pensar fora da caixa para sobreviver, porém, muitos não sabem por onde começar. Ora, pensar fora da caixa é uma expressão que pode ser entendida simplesmente como ter ideias ou encontrar soluções que fogem do comum.

Inovação em uma Sociedade Disruptiva
Inovação em uma Sociedade Disruptiva
Texto em coluna
Texto em linha

O professor, empresário e empreendedor Janguiê Diniz nos oferece uma abordagem prática que tangencia muitos dos pontos chave desse momento tão especial que vivemos, descrevendo com maestria e simplicidade perspectivas, impactos e oportunidades em temas como empreendedorismo, educação, ambiente político, sustentabilidade, tecnologia e empregabilidade. O autor consegue transitar de forma elegante entre o teórico e o prático, o pragmático e o filosófico, fruto de sua vivência, capacidade e trajetória, criando uma poderosa combinação de elementos que permitem uma leitura fluída e rica em insights para a compreensão desse momento atual que vivemos, no Brasil e no mundo.

Veja os assuntos do livro.
Na busca pelo sucesso, também é preciso ter consciência de suas qualidades e suas fraquezas, ou seja, é preciso ter autoconhecimento.
Não seja resistente as grandes revoluções da realidade premente e absorva a ideia de que quando se trata de inovação, sempre será tarde para começar.
O importante é que o ambiente inovador é o lugar para quem quer desenvolver sua ideia, inovar e mostrar ao mundo seu negócio.
Particularmente, acredito que o melhor conceito que define inovação é “executar ideias”.
A criatividade é o passo anterior à inovação. Ela começa com uma ideia, que, colocada em prática (ação), dá início ao processo de inovação.
A leitura estimula o pensamento e a imaginação, mas também a criticidade e a reflexão sobre a realidade.
A qualificação e o aperfeiçoamento profissional se obtêm adquirindo conhecimento e informação.
É preciso compreender que o otimismo gera iniciativas e essas iniciativas farão com que a palavra desistir não ganhe força.