O Brasil da Política & da Politicagem

José Janguiê Bezerra Diniz nasceu em Santana dos Garrotes, na Paraíba, e cresceu em Pimenta Bueno, Rondônia. Ainda criança, foi engraxate, vendedor de laranjas e de picolés e locutor de rádio. Graduou-se em Direito pela UFPE e em Letras pela Unicap. É especialista, mestre e doutor em Direito. Foi juiz do trabalho e procurador do Ministério Público do Trabalho. Hoje, comanda um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com representações em todos os estados do país.

Não é novidade que o povo está cansado de ouvir promessas. Porém, é de suma importância que nós, eleitores, tenhamos a mínima noção do que está sendo proposto e do que realmente é permitido a um candidato realizar.

A convivência social no Estado de Direito só é possível se houver colaboração dos indivíduos. Quando alguns indivíduos deixam de cooperar, infringindo a ordem pública e os bons costumes.

A ideia de que a corrupção no Brasil é causada pela presença de um ou de outro mau político ou administrador no governo e que a sua retirada ou a retirada de todos eles deixaria o país livre da corrupção, constitui uma ideia completamente equivocada.

Arrisco-me a dizer que o brasileiro quer igualdade de oportunidades. Isso quer dizer que ele quer poder estudar mais, ter acesso a um curso técnico e educação profissionalizante, além do acesso à universidade.

Os debates eleitorais são uma ótima oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas. Mas, não as mesmas propostas que estamos acostumados a ouvir. Para os eleitores, é preciso que os debates se tornem encontros proveitosos e autênticos.

Não é mais cabível que pesquisas de opinião pública revelem a descrença dos brasileiros com as agremiações partidárias, parlamentos e com os políticos. Esta descrença coloca em xeque a própria existência da democracia eleitoral.

O Brasil da Política & da Politicagem
O Brasil da Política & da Politicagem
Texto em coluna
Texto em linha

Com uma linguagem acessível, em cada um dos artigos o autor traz exposições e questionamentos aos leitores, com intenção de promover uma reflexão que busca a conscientização em relação ao desenvolvimento socioeconômico e político do Brasil e do mundo.

Veja os assuntos do livro.
Os políticos brasileiros são os mais caros do mundo, apenas 1 minuto trabalhando no país, custa ao contribuinte aproximadamente R$11 mil.
Precisamos analisar que a corrupção é derivada de vários “deslizes”, por exemplo, a falta de transparência no trato do bem público, especialmente durante a realização de grandes negócios, a exemplo das privatizações.
Se questionarmos o que falta para o Brasil tornar-se uma potência mundial, diríamos que a resposta está na política.
Um país que não se manifesta é condizente com as políticas públicas adotadas.
A condição da política brasileira é baseada na acomodação da sociedade com a situação atual, na aceitação da corrupção como normalidade, na legislação defasada e complacente com os erros.
Assim como no setor privado, é somente através do planejamento que a entidade estatal define suas metas e ações para que possa, dentro do orçamento público, prover, efetivamente, os indivíduos e a sociedade de bens e serviços de qualidade.
É preciso que cada um de nós deixe de ser analfabeto político para aprender que temos direitos e deveres. A verdadeira democracia, que governa em prol do povo, é caracterizada pela união de forças de todos.
Os debates na televisão deveriam concentrar-se nas promessas de campanha e desafiar cada candidato a detalhar as propostas e mostrar o que os diferencia dos demais.